ABCCom é recebida no Palácio do Planalto, em Brasília

A Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCom) participou, na última segunda-feira (31/03) de uma reunião na Secretaria de Imprensa (SIMP), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O encontro foi uma iniciativa dos diretores da TV Votorantim, jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez, emissora associada à ABCCom, e teve a finalidade de apresentar ao órgão que cuida da assessoria de imprensa da Presidência da República a ABCCom e solicitar a inclusão das TVs Comunitárias no Credenciamento de Imprensa da Presidência.

Participaram da reunião a diretora de Mídia Nacional da SIMP, Raquel Sepulveda; o diretor de Comunicação Integrada de Governo, Flávio Moraes; o vice-presidente da ABCCom, Werinton Kermes, representando o presidente da entidade Fernando Mauro Trezza; a diretora da ABCCom, Luciana Lopez; o presidente da TV COM DF, jornalista Paulo Miranda e o repórter cinematográfico da TV Votorantim, Jorge Silva.

O credenciamento da imprensa para a cobertura da agenda presidencial não prevê atualmente a inclusão de profissionais que atuam em emissoras televisivas comunitárias. Tal lacuna se dá por falta de regulamentação acerca da documentação dessas emissoras, uma vez que, por sua origem associativa, não possuem contrato social ou outorga. “Ao fazer o credenciamento da TV Votorantim para cobertura da agenda presidencial em Sorocaba/SP, a emissora enfrentou dificuldades de aprovação, tendo sido necessário um diálogo com a secretaria de imprensa para que a liberação acontecesse. Embora a secretaria tenha realizado um atendimento muito acolhedor, percebemos que seria necessária uma regulamentação para evitar que futuros credenciamentos de emissoras comunitárias fossem negados”, explicou o jornalista Werinton Kermes.

“Demonstrando empenho para solucionar a questão, prontamente o órgão de imprensa colocou-se à disposição para essa reunião de alinhamento”, completou Luciana Lopez.

A diretora de Mídia Nacional da SIMP, Raquel Sepulveda, solicitou que a ABCCom envie ao órgão as informações sobre a documentação necessária para atuação das emissoras comunitárias, bem como a relação das emissoras do país e seus contatos, a fim de incluir as emissoras no mailing da agenda presidencial e facilitar o credenciamento. Ficou acordado ainda, que para o próximo ano, os canais televisivos comunitários terão direito ao credenciamento de imprensa anual da Presidência da República, que tem validade para todo o território nacional.

Também foi esclarecida a necessidade de registro profissional dos jornalistas e cinegrafistas que farão as coberturas de imprensa com base nas determinações da Portaria SECOM/PR nº 24, de 26 de dezembro de 2024.

Assista à reportagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *